No processo atual de evolução das sociedades do conhecimento, algumas pessoas estão sobrecarregadas de informações, enquanto outras estão sedentas por informação. Em todos os lugares, as pessoas querem se expressar livremente e participar de maneira proativa dos processos de governança e intercâmbios culturais.
Universalmente, existe uma vontade profunda de compreender o mundo complexo à nossa volta. A alfabetização midiática e informacional (AMI) é uma base para aumentar o acesso à informação e ao conhecimento, intensificar a liberdade de expressão e melhorar a qualidade da educação. A AMI descreve as habilidades e as atitudes necessárias para valorizar nas sociedades as funções das mídias e de outros provedores de informação, incluindo aqueles na internet, bem como para encontrar, avaliar e produzir informações e conteúdos midiáticos; em outras palavras, apresenta as competências fundamentais para que as pessoas participem de maneira eficaz de todos os aspectos do desenvolvimento. Mais e mais países estão reconhecendo a importância da AMI. E tal aspecto torna-se claro ao se constatar que mais de 70 países estão implementando atividades relacionadas à AMI, em diferentes graus e alcances.
Ainda assim, no momento, somente alguns Estados colocaram em prática políticas nacionais relacionadas à AMI e elaboraram as estratégias necessárias para sustentar seus esforços. Simultaneamente, estudos mostram que os países com políticas e estratégias nacionais da AMI possuem mais programas abrangentes e continuados.
A publicação faz parte de um conjunto de fontes na área da AMI que tem sido desenvolvido pela UNESCO e por seus parceiros. A UNESCO incentiva todos os países a desenvolver políticas e estratégias nacionais da AMI, usando essas diretrizes e as outras fontes mencionadas anteriormente. Dessa forma, governos, todos os atores e partes interessadas podem garantir a integração de políticas e estratégias da AMI em políticas, regulamentações e leis referentes ao acesso à informação, à liberdade de expressão, às mídias, às bibliotecas, à educação e às TIC.
- : https://www.cgi.br/publicacao/alfabetizacao-midiatica-e-informacional-diretrizes-para-a-formulacao-de-politicas-e-estrategias/
- : Alton Grizzle Penny Moore Michael Dezuanni Sanjay Asthana Carolyn Wilson Fackson Banda Chido Onumah
- : CETIC.BR / UNESCO